Pontos de Cultura realizarão encontro no Crato

A Comissão Cearense do Cultura Viva realizará nesta terça-feira, 19, às 14h, na Escola Profissionalizante Violeta Arraes, o Encontro dos Pontos de Cultura do Crato. O objetivo do encontro é discurtir sobre atuação da rede municipal do Cultura Viva e a participação no V Fórum Cultura Viva Ceará que acontecerá nos dias 23 e 24 de julho, na capital cearense.

O Crato tem 31 pontos reconhecidos pelo Município e 06 pelo Estado do Ceará. A Lei nº 3.779/2021 que institui a Política Municipal Cultura Viva do Crato é baseada na lei estadual elaborada com a contribuição da Comissão Cearense do Cultura Viva.

O Cultura Viva foi criado no Brasil, em 2004, nos governos Lula e Dilma e é considerada uma politica revolucionária no campo da cultura pelo seu caráter de transversalidade e reconhecimento dos movimentos sociais de cultura.

A expectativa dos Pontos de Cultura do Crato é a consolidação da Lei no Município com a realização de editais que proporcionarão o repasse de recursos financeiros para o fomento e a manutenção das ações e dos espaços dos grupos.

O V Fórum Cultura Viva Ceará deverá reunir organizações culturais dos municípios cearenses que atuam em varias áreas das culturas e das artes. O fórum deverá discutir questões como atuação dos Pontos de Cultura na América Latina, Brasil e Ceará e as estratégias do movimento no campo das atuação políticas e a posição para as eleições de 2022. No Governo Bolsonaro a Política Pública do Cuitura Viva foi sucateada e deste o início da sua gestão não foi relaizado nenhum edital.

Autor

Back To Top