Entre os dias 25 a 28 de novembro o Banco do Nordeste Cultural Cariri realizou a Mostra Território Audiovisual: Curtas e médias Cariri. A programação teve entrada gratuita e contou com rodas de conversas sobre temas diversos, debates e exibições de obras realizadas no Cariri. O intuito do evento era discutir, fortalecer e disseminar o audiovisual existente no Cariri e produzido pelo Cariri.
As atividades buscavam abraçar todos os públicos, promovendo um contato entre aqueles que realizam as obras e a comunidade local. Além de uma oportunidade para discussão do audiovisual na região, a Mostra Território Audiovisual: Curtas e médias Cariri, também celebrou a arte e a cultura rica caririense.
No dia 28 de novembro, o fechamento da programação aconteceu na Universidade Federal do Cariri, na qual fundadores e idealizadores partilharam suas histórias e experiências com cineclubes na região do Cariri. Estiveram presentes: O Thiago Florêncio, relatando sobre o Cinemáfrica ao Luar; a Ana Ruth com o Cine Gesso; Isaura Abrantes com o Cine Café e o Película: cinema e Gestalt-terapia, “filhote” do Cine Café; Monica Batista com o Cinedredom e Isadora Rodrigues com o Cineclube Corte Seco.
Cada um explicou a criação de cada cineclube e reforçou a importância dessa atividade na vida das pessoas e na cultura regional, não apenas para fortalecer esses debates, como também para formular o pensamento crítico, desmistificar preconceitos da vida na periferia, como é o caso do Cine Gesso. “É um lugar que as pessoas podem desenvolver seus trabalhos artísticos lá dentro. É um lugar também que tem bastante artista, que tem bastante poeta, que tem bastantes escritores. Então, através do audiovisual, através do Cine Gesso, a gente foi conseguindo esse acesso às pessoas”, afirma Ana Ruth.
Lara Vasconcelos
Jornalista em formação pela Universidade Federal do Cariri, fluente em inglês, apaixonada por fotografia, audiovisual e por contar histórias.




