Dirigido por Tiago Mata Machado e Gabriela Luíza, longa ganhou Troféu Carlos Reichenbach; na Aurora, melhor filme pelo Júri Jovem é o sergipano “Um Minuto é uma Eternidade para quem Está Sofrendo”, de Fábio Rogério e Wesley Pereira
O longa-metragem mineiro “Deuses da Peste”, da dupla Tiago Mata Machado e Gabriela Luíza, foi o vencedor do Prêmio Carlos Reichenbach, concedido pelo Júri Oficial da Mostra Olhos Livres, na cerimônia de encerramento da 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes. O evento terminou na noite de sábado, 1 de fevereiro, na cidade histórica.
O júri, composto por Juçara Marçal, Carlos Francisco, Cíntia Gil, Rita Vênus e Paulo Maya, destacou que o filme “começa do meio e não se estabiliza em lugar nenhum, com a coragem de experimentar o desvio”. Além disso, a obra foi elogiada por “usar múltiplas materialidades e ferramentas de linguagem para expandir a percepção da matéria filmada”. “Deuses da Peste” é o quarto longa-metragem com direção de Tiago Mata Machado.
Na Mostra Aurora, o Júri Jovem, formado por Clara Prado, Duds Tuts, Giulia Belmonte, Otávio Osaki e Sofia Carlos, escolheu como Melhor Longa o sergipano “Um Minuto é uma Eternidade para Quem Está Sofrendo”, de Fábio Rogério e Wesley Pereira de Castro. O júri justificou a escolha por ser “um filme que nos incita à vulnerabilidade que é própria do erro” e que “abre casa, corpo e palavras para toda a significação possível a partir do princípio do desejo”.
O Júri Popular votou em sua maioria em “3 Obás de Xangô”, de Sergio Machado, como Melhor Longa-metragem. Já o prêmio de Melhor Curta pelo Júri Popular ficou com “Dois Nilos”, de Samuel Lobo e Rodrigo de Janeiro.
O Prêmio da Crítica Abraccine, na Mostra Autorias, foi para “Parque de Diversões”, de Ricardo Alves Jr. O júri, composto por André Guerra, Bárbara Demerov e Ismaelino Pinto, destacou a “originalidade e ousadia ao revelar uma realidade oculta” e a “capacidade de ressignificar um espaço de lazer a partir de uma lógica de prazer em suas múltiplas camadas”.
O Prêmio Helena Ignez, dedicado ao destaque feminino da Mostra e dado pelo Júri Oficial, foi entregue à atriz Ticiane Simões, por sua atuação em “Entre Corpos”. O Júri destacou sua “precisão nos gestos, postura e olhar impenetrável”, comparando sua presença cênica a “um enigma, uma esfinge irresistível”.
Pela Mostra Foco, o Júri Oficial premiou o curta “Entre Corpos”, de Mayra Costa, por ser “sensualmente prosaico, numa colagem obsessivamente erótica dos corpos masculinos”. Já o Prêmio Canal Brasil de Curtas foi para “Marmita”, de Guilherme Peraro, num júri formado pelas jornalistas Viviane Pistache (Portal Geledés), Elisabetta Mazocoli (Tribuna de Minas) e Marília Barbosa (Istoé Online). Para elas, o curta tem “conexão com a poesia de Manoel de Barros” e é “despretensioso como quem apanha desperdícios, respeitando os seres (des)importantes”.
O Júri da Mostra Formação, composto por Ivo Lopes Araujo, Sheila Schvarzman e Eduardo Valente, escolheu “Desconstruindo Lene”, de Guilherme Maia, como Melhor Curta. Segundo os jurados, o filme “enxerga o ambiente acadêmico como um espaço de experiência coletiva de construção” e “afirma-se plenamente no contexto mais amplo da produção audiovisual brasileira”.
Na categoria Work in Progress (WIP) do programa Conexão Brasil CineMundi, “A Voz de Deus”, de Miguel Antunes Ramos, recebeu os prêmios Cinecolor e O2 Pós, em escolha do crítico e programador Roger Koza. Ele defendeu que o filme “investiga cuidadosamente várias personagens sem se apressar a julgá-las” e que “nada é mais necessário do que filmar as condições de possibilidade do pensamento reacionário”.
Já o Prêmio Málaga WIP, definido por Walter Tiepelmann, diretor artístico do Fidba (International Documentary Film Festival), foi para “Morte e Vida Madalena”, de Guto Parente, por “contar de modo eficaz a construção de laços de amizade, família e amor pelo cinema”.
PETROBRAS e 28ª Mostra Tiradentes: Energia que transforma através da cultura
A 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes, um dos mais importantes eventos do audiovisual brasileiro, celebra o retorno da PETROBRAS como patrocinadora máster, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento social, econômico e cultural por meio do audiovisual. Com programação gratuita de 24 de janeiro a 1º de fevereiro, a Petrobras terá presença marcante ao assinar ações como o “Cine Petrobras na Praça”, a “Mostra Valores” e ao participar do Cortejo da Arte, que este ano homenageia a Serra de São José. Reconhecida como uma das maiores apoiadoras da cultura no Brasil, a Petrobras reafirma sua presença estratégica em Minas Gerais, onde atua desde 1968 com a Refinaria Gabriel Passos (Regap) em Betim, conectando sua marca à arte, cultura e à geração de novas oportunidades de negócios, emprego e renda. Com mais de 40 anos de incentivo contínuo à cultura, a Petrobras consolida sua posição como uma das maiores incentivadoras do cinema brasileiro, avançando com o Programa Petrobras Cultural e reafirmando a cultura como elemento transformador e fonte de energia para a sociedade.
Sobre a Mostra Tiradentes: Plataforma de Lançamento do Cinema Brasileiro
Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país e chega a sua 28ª edição de 24 de janeiro a 1º de fevereiro de 2025, em formato online e presencial. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.
O evento exibe 140 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema, Fórum de Tiradentes, Conexão Brasil CineMundi e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. Mais informações www.mostratiradentes.com.br