domingo, novembro 17Notícias do Cariri, Brasil e do Mundo
Sombra

Unidade de Saúde da Família das Pedrinhas é inaugurada em Juazeiro do Norte

A Unidade de Saúde da Família Raimunda Paiva Teixeira foi reinaugurada nesta sexta-feira, 27. O equipamento, fechado há mais de um ano, passou por obras de reestruturação. Com a Equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF 21), composta por médico, enfermeira, dentista, técnico em enfermagem e agente comunitário de saúde, a expectativa é oferecer cobertura para cerca de 3.700 pessoas. O posto funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h.

A nova estrutura é composta por oito ambientes, incluindo consultório de enfermagem, sala de triagem, consultório médico, sala de imunização e farmácia. Além disso, conta com consultório odontológico, recepção e sala dos Agentes Comunitários de Saúde. Segundo Josefa Limpa, moradora da comunidade, a entrega facilitará o cuidado com a saúde. “Estávamos indo na Vila Nova, e agora temos o posto que está lindo, perto de nós novamente”, comemora.

No espaço, os moradores terão acesso a consultas médicas, de enfermagem e odontológicas. Também serão ofertados planejamento familiar, imunização, testes rápidos, dispensação de preservativos e contraceptivos, além de medicamentos básicos. “Nossas Unidades de Saúde também atuam com pequenos procedimentos, como curativos, inalações e retirada de pontos. Aqui, as famílias terão acesso a um pré-natal de qualidade, puericultura e exame preventivo de câncer de colo do útero”, afirma Yago Nunes, titular da Secretaria de Saúde.

De acordo com Cícero Cruz, agente de saúde da unidade, agora os profissionais terão mais possibilidade de entregar um atendimento melhor. “Fomos bem acolhidos na Vila Nova, porém ficava distante da comunidade. Então recebemos hoje com muita alegria esse prédio, pois vai facilitar o atendimento com uma boa estrutura”.

Ao todo, seis equipamentos de saúde foram abertos somente em 2024, incluindo as unidades do Taquari, Betolândia II, Socorro, Sítio Espinho e o Hospital Infantil Maria Amélia Bezerra de Menezes.

Autor