Roda de Poesia no Gesso será protagonizada por mulheres

O Coletivo Camaradas realizará a última edição da Roda de Poesia no Gesso do ano de 2021, neste domingo, dia 19, às 18h, no canal do Youtube do Coletivo. Essa edição será marcada pelo protagonismo feminino, através da participação das poetas: Anna Santos, Bruna Edwirges e Natália Pinheiro.


Anna Santos é natural de Crato-CE, negra, tem 20 anos de idade, é estudante do curso de licenciatura em Teatro pela Universidade Regional do Cariri (URCA). É também escritora, poeta e autora do livro “Diário de um delinquente”.


Bruna Edwirges nasceu em Taboão da Serra- SP, no ano de 1998 e em 2009 veio a residir em Juazeiro do Norte-CE. É graduada em Psicologia. Seus primeiros contatos com a escrita surgem aos 12 anos a partir da necessidade de lidar com o luto pela morte do seu irmão mais novo. Desse modo, sua poesia surge do escrevendo pequenos textos onde expressava seus sentimentos e com o correr do tempo seus escritos tomaram formato em rimas. Ela afirma que nos primórdios da sua escrita, sua poesia era dotada de um caráter melancólico, contudo, atualmente incorpora aspectos mais voltados ao existencialismo.


Natália Pinheiro conhecida é como Preta Poeta. Nasceu em 17 de fevereiro de 1999 em Crato-CE. Dentre tantas outras infinidades é mulher, negra, LGBT, poeta, slammer, estudante de História, integra o Coletivo Camaradas e o SLAM das Minas Kariri. Ela afirma que sua poesia decorre da sua necessidade de existir aliada a imprescindibilidade de resistência diante da realidade que nos é posta e a usa como meio de retomar a sua voz natural uma vez que compreende e defende a capacidade de libertação, cura e transformação através da poesia.


Esta ação compreende as atividades do Projeto Território Criativo do Gesso, aprovado no edital de Prêmio Fomento à Cultura e Arte do Estado do Ceará, da Secult-CE, através da lei Aldir Blanc. A Roda de Poesia no Gesso tem Parceria com a Pró- Reitoria de Cultura (PROCULT) da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

No próximo ano, a Roda de Poesia no Gesso deverá sair do formato remoto e voltar a ser realizada terreiro do Coletivo Camaradas, na Comunidade do Gesso.

Autor

Back To Top