Neste sábado, dia 20, a partir das 8h, na Praça São Vicente, no Crato, acontecerá a intervenção artística do Projeto Cubo Galeria que deverá envolver adultos e crianças. O Projeto integrou cerca 370 estudantes de escolas públicas que compõem o Território Criativo do Gesso. Estudantes do Colégio Municipal Pedro Felício Cavalcanti, Escola Dom Quintino e Escola de Tempo Integral Estado da Bahia tiveram a oportunidade de conversar sobre a produção histórico-social das artes e produzir autorretratos que irão fazer parte da intervenção.
O projeto é desenvolvido pelo pedagogo e artista-educador, Alexandre Lucas e tem um caráter formativo, de ocupação do espaço urbano e de interação com o público, uma das características da poética política do artista.
A intervenção urbana consistirá na instalação de um cubo metálico medindo 3 metros x 3 metros , que servirá de galeria para expor autorretratos de estudantes de escolas públicas e dos transeuntes. A ação contará também com outras interações, como: distribuição de adesivos com imagens dos trabalhos de Lucas, espaços para pintura, carimbagem e fotografia, sarau poético, distribuição de cordeis e Feira dos Pontos de Cultura.
Para o artista-educador, Alexandre Lucas, o projeto tem o objetivo de aproximar obra, público e artista, a partir da interação e do envolvimento das pessoas no pensar e fazer artístico. Ele destaca que fazer com que as pessoas se vejam dentro do trabalho artístico é uma forma de humanizar a arte.
O projeto Cubo Galeria foi aprovado no Edital de chamamento Nº 013/2023, da Lei Paulo Gustavo, da Secretaria Municipal de Cultura do Crato e conta com a parceria do Coletivo Camaradas, Coletivo Ipê, Sociedade Literata, Espaço Capoeira, Casa Luz, Ilé Asé Omo Ayê e rede municipal de Pontos de Cultura.