Versão da Via Leitura apresenta tradução direta dos manuscritos originais em holandês e projeto gráfico inovador, apoiado por galeria de fotos
Um dos testemunhos mais comoventes do século XX, O Diário de Anne Frank chega às mãos do público jovem em uma edição completamente repaginada. Com tradução direta dos manuscritos originais em holandês, o livro ganha versão de luxo do selo Via Leitura, do Grupo Editorial Edipro, que preserva a força da escrita da autora e a atualiza em formato e linguagem acessíveis às novas gerações de leitores.
Além do texto integral da versão B do diário — uma reescrita feita por ela mesma, com linguagem mais literária e estruturada —, o volume traz uma galeria de fotos que ajuda a contextualizar a trajetória da família Frank, tornando a experiência de leitura ainda mais imersiva e sensível. As imagens ampliam o alcance da obra e promovem conexões emocionais com a história real por trás das palavras de Anne.
O diário é um documento histórico poderoso, escrito por uma adolescente escondida com familiares durante a ocupação nazista na Segunda Guerra Mundial. O relato revela o cotidiano de medo, esperança e amadurecimento sob circunstâncias extremas. A edição busca aproximar esse conteúdo dos jovens, mostrando que os horrores do conflito ainda ecoam no presente.
Hoje eu só tenho notícias ruins e deprimentes para contar. Muitos dos nossos conhecidos judeus estão sendo levados em grupos. A Gestapo está os tratando de maneira muito bruta e levando-os em trens de gado até Westerbork, o grande campo de judeus em Drente. (…) É quase impossível escapar, as pessoas no campo ficam estigmatizadas por causa de suas cabeças raspadas e muitas também por sua aparência judia.
(O Diário de Anne Frank, p. 46)
Com projeto gráfico marcante e elementos visuais que dialogam com o universo juvenil, como desenhos, anotações, rabiscos e destaque de conteúdos importantes, o lançamento tem a estética de um diário, ao mesmo tempo em que reforça o compromisso com a memória e a educação. Em tempos de intolerância e conflitos renovados ao redor do mundo, revisitar os registros de Anne é um convite à empatia, à reflexão e à valorização dos direitos humanos.
A nova versão de O Diário de Anne Frank é mais do que uma homenagem literária no momento em que sua morte completa 80 anos: é uma ponte entre passado e futuro. O livro, consolidado como um clássico necessário, continua a iluminar consciências e inspirar resistências por meio da força da escrita e da esperança.
Ficha técnica
Título: O Diário de Anne Frank
Autoria: Anne Frank
Editora: Via Leitura – Grupo Editorial Edipro
Número de páginas: 176
ISBN: 978-6587034652
Dimensões: 14 x 1.5 x 21 cm
Preço: 59,90
Onde encontrar: Amazon
Sobre a autora
Nascida em 1929, em Frankfurt, Anne Frank mudou-se com a família para Amsterdã para escapar da perseguição nazista na Segunda Guerra Mundial. Em 1942, passou a viver escondida em um anexo secreto. Durante esse período, escreveu O diário de Anne Frank, uma obra comovente que se tornaria símbolo da resistência, esperança e humanidade em meio ao horror do Holocausto. Anne morreu em 1945, pouco antes do fim da guerra.
Sobre a tradutora
Camila Werner estudou Produção Editorial na ECA-USP e tradução na FFLCH-USP. Tem especialização em Executive Book Publishing pela FGV-RJ e mestrado em Books and Digital Media Studies pela Universidade de Leiden, na Holanda. Instagram: @camila_in_publishing
Sobre a editora
O Grupo Editorial Edipro tem como propósito, desde 1977, publicar obras que ajudem na evolução do leitor. Edipro é formação, inspiração e entretenimento. Ao longo dos anos, são mais de 500 títulos publicados nas principais áreas do saber e novos selos foram criados, como Caminho Suave e Mantra.
Instagram: @editoraedipro e @editoracaminhosuave