Produção é estrelada por Rafael Logam, Sérgio Malheiros, Dhara Lopes e grande elenco. Trama narra uma história de ação, amizade, lealdade e raízes
“Capoeiras”, série de seis episódios, que estreou na última sexta-feira, 29 de agosto, no Disney+ é fruto de um sonho de duas décadas do ator e produtor Raphael Logam de adaptar para o audiovisual a história do livro “A Balada de Noivo-da-Vida e Veneno-da-Madrugada”, de Nestor Capoeira, seu amigo e mestre. Há dois anos, as produtoras Migdal Filmes e INTRO Pictures abraçaram a ideia. A série, escrita por Eliana Alves Cruz e Tomás Portella, que também está à frente da direção geral, conta com a direção de episódios de Igor Verde. Rafael Logam interpreta “Veneno”, Sérgio Malheiros, “Noivo”, e a estreante Dhara Lopes, como “Ventania”, completa o trio de protagonistas.
”Durante a pandemia, fui contagiada pela leitura do livro e pela paixão de Logam. Estabelecemos uma parceria muito bonita, que veio desde o filme M8: O Ano que a Morte Socorre a Vida, que fizemos juntos em 2019. Não demorou muito, reuni meus parceiros para desenvolver a ideia”, lembra Iafa Britz.
“Desde que comecei a praticar capoeira, nutri o desejo de encarnar um personagem como Veneno”, conta Raphael Logam. Segundo o ator, em 2000, seu mestre Nestor falou sobre o livro, mas só o deixou ler em 2004. “É uma história forte. Estamos acostumados com histórias de outras lutas, Karatê, Kung Fu, e precisamos desenvolver mais projetos sobre a nossa realidade. Fiquei feliz que as produtoras e a Disney apostaram no meu sonho.”
Segundo Iafa, não tratava-se apenas de mais um projeto. “Não era algo publicitário, como nós costumamos assistir. Logan me ensinou muito sobre a história ancestral da capoeira, sobre a sua diversidade e complexidade e sobre sua ligação com as religiões de matriz africana. Desenvolvemos então a história desses anti-heróis: heróis de corpo fechado.”
Para Simoni de Mendonça, da INTRO Pictures, o projeto era necessário. “Já estava na hora de falarmos de um esporte genuinamente brasileiro, reconhecido mundialmente. Dar movimento às personagens da história contada no livro é uma forma de reconhecer e enaltecer a cultura e a ancestralidade. É uma história que vai gerar identificação e encantar o público. Apostamos em uma segunda temporada.”
Além dos três protagonistas, Capoeiras tem no elenco nomes como Juliana Alves, Wilson Rabelo, Cláudia di Moura, Rodrigo de Odé, Bruno Gissoni, Danni Suzuki, e Fernanda de Freitas.
Sobre INTRO Pictures
A INTRO Pictures é uma produtora independente, sediada no Brasil e com braços de atuação na Argentina e Uruguai, que possui larga experiência em desenvolver, produzir e comercializar obras audiovisuais de ficção e não-ficção para a TV, cinema e plataformas de streaming. Focada em realizar conteúdos relevantes e inovadores, conquistou prêmios no Brasil e no exterior. Entre seus parceiros estão Disney+, GNT, TV Globo, Warner, CineBrasilTV, Sony e TV Cultura.
Produções recentes: os longas-metragens “Passagrana” (2024) e “Toquinho Maravilhoso” (2024), as séries de ficção “Amor da Minha Vida” (2024), “Vidas Bandidas” (2024), “A História Delas”(2023), “Últimas Férias”(2023), “Santo Maldito”(2022),”Insânia”(2021) e a série documental “A Superfantástica História do Balão” (2023).
Sobre a Migdal Filmes
A Migdal Filmes, criada há 15 anos pela produtora Iafa Britz, é referência no mercado audiovisual, tendo levado mais de 30 milhões de espectadores aos cinemas. A produtora equilibra em seu line-up entretenimento com impacto social. Com sucessos de crítica e público, a Migdal vem desenvolvendo franquias e IPs importantes em parceria com grandes players e talentos. Foi responsável pela trilogia de “Minha Mãe é uma Peça”, além de importantes títulos como “Cássia Eller”, “M-8 – Quando a Morte Socorre a Vida, “As Polacas”, “Linda de Morrer”, “Irmã Dulce”, entre seus mais de 30 filmes e séries . Em 2025 e 2026, destacam-se os lançamentos de “Overman”, filme baseado nas tirinhas da cartunista Laerte Coutinho, “(Des)Controle”, dirigido por Rosane Svartman e Carol Minêm, “Agentes Muito Especiais”(em parceria com A Fábrica) “Capoeiras” série coproduzida com a INTRO Pictures para a Disney+ “, “Caramelo”, dirigido por Diego Freitas em parceria com a Netflix, e “Geni e o Zepelim”, de Anna Muylaert, inspirado na canção homônima de Chico Buarque

Sinopse oficial “Capoeiras”
Rio de Janeiro, 1971. Veneno e Noivo são jovens capoeiristas e melhores amigos. Uma noite, para defender a inocência do mestre Vendaval, os garotos se intrometem em uma batida policial, que acaba na trágica morte do mestre e de um dos policiais. Sentindo-se culpados, eles resolvem guardar segredo sobre o crime. Noivo foge da cidade, deixando Veneno para trás. Dezessete anos depois, Veneno trabalha limpando o chão de uma boate quando é convidado para um clube de lutas clandestinas e se torna seu maior campeão, sem saber que se aproxima das pessoas que causaram a morte de Vendaval. Seu maior adversário será Noivo, que volta à cidade para impedir uma nova tragédia que apareceu para ele em uma de suas visões.
Ficha Técnica
- Baseado na obra literária de Nestor Capoeira: “A Balada de Noivo-da-Vida e Veneno-da-Madrugada”
- Criado por: Eliana Alves Cruz e Tomás Portella
- Realização: INTRO Pictures e Migdal Filmes
- Direção Geral: Tomás Portella
- Direção: Tomás Portella e Igor Verde
- Roteirista Chefe: Eliana Alves Cruz
- Roteiristas: Francine Barbosa, Matheus Torreão
- Assistente de Roteiro: Gabriel Meyohas
- Pesquisa: Luiz Guilherme Assis
- Produzido por: Simoni Mendonça, Lucas Vivo García Lagos e Iafa Britz
- Produção Executiva: Simoni Mendonça, Lucas Vivo García Lagos, Iafa Britz, Rômulo Marinho e Daniela Conde
- Produtor Associado: Raphael Logam
- Direção de Produção: Fernanda Polastri
- Direção de Fotografia: André Modugno
- Técnica de Som Direto: José Moreau Louzeiro, ABC
- Direção de Arte: Rafael Targat
- Trilha Sonora: Lucas Marcier, Fabiano Krieger, Rogério da Costa Jr
- Figurinos: Marcelo Pires e Ines Salgado
- Caracterização: Gabi Britzki
- Diretora de Elenco: Isabel Lobo
- Elenco principal: Rafael Logam, Sérgio Malheiros, Juliana Alves, Wilson Rabelo, Cláudia di Moura, Rodrigo de Odé, Djá Marthins, Bruno Gissoni, Danni Suzuki, Fernanda de Freitas.