“Margarida, Pra Você Lembrar de Mim” encerra temporada no Cariri, em meio à ancestralidade do povo Kariri do Sítio Leite

Fotos: Jaque Rodrigues

Apresentação acontece nesta sexta-feira, 17 de outubro, às 19h, encerrando o ciclo de apresentações no Cariri Cearense antes de seguir para o sertão Crateús e Tamboril.

Nesta sexta-feira, 17 de outubro, o espetáculo “Margarida, Pra Você Lembrar de Mim” será apresentado no Sítio Leite, na Serra do Catolé, em Juazeiro do Norte, às 19h. Esta é a última apresentação da temporada iniciada em 10 de outubro, mas o projeto segue com novas apresentações em outras regiões.

As apresentações continuam neste fim de semana, dias 18 e 19 de outubro, no Sertão de Crateús e no município de Tamboril (CE), completando as dez apresentações previstas pelo projeto.

20251015 Margarida, pra você lembrar de mim. Luz Bárbara. Poço Dantas, Monte Alverne. Foto Jaque Rodrigues

Sítio Leite e a comunidade

O Sítio Leite está localizado na Serra do Catolé, Zona Rural de Juazeiro do Norte, atrás da Serra do Horto. Ranyara Kariri, moradora da localidade, compartilha um pouco de sua história e de sua ancestralidade:

“Minha mãe, Iolanda, está envolvida no movimento, porque é ela quem traz as narrativas que ouviu da mãe dela, minha avó. Foi com minha avó que comecei a conversar sobre nossa ancestralidade, mas, com pouco tempo, ela acabou falecendo. Desde então, minha mãe tem continuado esse trabalho, nos apresentando a importância dessas histórias e do nosso envolvimento no movimento.”

Ranyara também expressa a alegria de receber um espetáculo em sua comunidade:

“É uma peça interpretada por uma mulher, e isso tem muito a ver com um projeto que a gente vem desenvolvendo aqui, sobre as mulheres guardiãs da memória”, conta ela. E completa: “É importante que as histórias das mulheres sejam evidenciadas — as vozes dessas mulheres. Então, essa peça vem como um complemento à pesquisa que estamos fazendo, para dar visibilidade às mulheres. E isso é muito importante. Eu fico muito feliz em receber vocês.”

Ela relata ainda como surgiu a mobilização na comunidade:

“Nesse movimento, eu e outros jovens, como o Joedson, que também é da Serra do Catolé, próximo ao Sítio Leite, começamos a nos organizar. Foi uma forte influência dele, do Joedson Cariri. A gente foi se juntando com outros jovens da comunidade, tanto aqui quanto do Horto e da Serra do Catolé como um todo. Assim, criamos a Orpinc – Organização dos Povos Indígenas da Serra do Catolé, e também o Coletiva Maria Piauí”, diz Ranyara.

Por meio desses projetos desenvolvidos na comunidade são fomentadas ações culturais para o fortalecimento e a valorização da cultura e da memória indígena do território. 

“A gente vem sempre promovendo atividades voltadas para a cultura, como oficinas de artesanato e o Cineclube Catolé. Então, seguimos desenvolvendo essas ações”, encerra.

A importância do espetáculo

O espetáculo “Margarida, Pra Você Lembrar de Mim” reforça o papel da arte como instrumento de memória e resistência, conectando histórias de luta e ancestralidade feminina. Ao chegar ao Sítio Leite, o projeto une a trajetória de Margarida Maria Alves à força simbólica do povo Kariri, celebrando a memória, a identidade e o protagonismo das mulheres na preservação das tradições e na construção de um futuro mais coletivo e consciente.

A atriz e diretora do monólogo Luz Bárbara diz que durante a atuação “teatraliza, vive o drama e interpreta vários personagens (vivo Margarida, eu, minha avó, minha mãe) e essas histórias se entrelaçam”, completa.

Bárbara diz personalizar a frase do cantor Milton Nascimento “o artista deve ir onde o povo está”. Ao levar seu espetáculo para as comunidades e aldeias rurais e indígenas e negras.

Cronograma de apresentações – Espetáculo “Margarida pra você lembrar de mim”

17 de outubro (sexta-feira)

Local: Sítio Leite, Casa de Iolanda, Estrada Popôs Serraria, Juazeiro do Norte-CE

Horário: 19h

SERTÃO DE CRATEÚS

18 de outubro (sábado)

Local: Memorial dos Povos Indígenas Vicente Kariri (Aldeia Maratoan)

Endereço: Rua Monteiro Lobato, 130 – Ipase, Crateús-CE

Horário: 19h

19 de outubro (domingo)

Local: Praça Sales Campos, nº 11, Centro – Tamboril-CE

Horário: 9h

19 de outubro (domingo)

Local: Aldeia Viração – Tamboril-CE

Horário: 18h

Apoio institucional

Este projeto tem o apoio da bolsa artística “Bolsa Funarte de Teatro Myriam Muniz”.

Referências e redes

Contato

Assessoria de Imprensa: Dalila da Silva – (88) 9 8859-4572

Facebook Comments Box

Dalila da Silva

Jornalista graduada pela UFCA/CE, Produtora Audiovisual, Redatora e Revisora Textual.

Voltar ao topo