“Margarida, pra você lembrar de mim” encerra temporada com apresentações no Sertão de Crateús e Tamboril

Obra da multiartista Luz Bárbara leva ao interior cearense reflexões sobre memória, ancestralidade e resistência feminina

O Cariri Cearense recebeu, de 10 a 17 de outubro, o espetáculo “Margarida, Pra Você Lembrar de Mim”, que emocionou o público em diversas apresentações. Uma das espectadoras na estreia, no Baixio do Muquém, foi Mariana Amorim, que destacou a força da narrativa:

“Foi uma experiência muito profunda conhecer a vida de Margarida e toda a sua luta através desse espetáculo tão forte e bem apresentado. Dá pra perceber que há uma pesquisa consistente, que relaciona a história de Margarida à luta das mulheres do campo e também faz referência a Marielle Franco. Isso conecta tudo e traz as vozes de tantas mulheres na Marcha das Margaridas, mostrando como essa força continua se expandindo. O espetáculo é mais uma forma de fazer com que a força de Margarida chegue a muitos lugares e se multiplique”, ressaltou.

O espetáculo “Margarida, pra você lembrar de mim”, da multiartista Luz Bárbara, encerra neste fim de semana (18 e 19 de outubro) sua temporada de apresentações no Ceará, com apresentações em Crateús e Tamboril, regiões marcadas por forte presença indígena e pela memória viva dos povos originários do sertão.

Crateús e Tamboril

Município localizado às margens do rio Poty, Crateús está situado em uma macrorregião chamada Sertão de Cratéus, no interior do Ceará e tem origem ligada ao povo indígena Kariri e mantém viva essa herança em territórios como a Aldeia Maratoan, em que será realizada a primeira apresentação do espetáculo no Memorial dos Povos Indígenas Vicente Kariri, neste sábado, 18 de outubro, às 19h. Já o município de Tamboril, fica vizinho, e integra o mesmo território ancestral, também acolhe o espetáculo em espaços simbólicos da cultura local, como a Praça Sales Campos, no Centro, e a Aldeia Viração, no domingo, 19 de outubro, em dois horários (9h da manhã e 18h da noite).

A região de Crateús tem uma história marcada pela presença indígena desde antes da chegada dos portugueses e dos bandeirantes, no século XVII. Com o tempo, desenvolveu-se como um importante centro regional, impulsionado pela agricultura, pecuária, extrativismo vegetal e, mais recentemente, outros setores econômicos. Antes da colonização, os Karatis habitavam a região, onde hoje também vivem povos como os Tabajara, Kariri, Kalabaça, Potyguara e Tupinambá, entre outros.

Em 2025, a Câmara Municipal de Crateús aprovou um Projeto de Lei que reconhece a “Língua Dzubucuá” do povo Kariri como cooficial do município. Mesmo no sertão há resistência e vivência indígena de saberes indígenas e cada vez mais reafirmação das origens.

Tamboril é um município menor em quantidade de habitantes que Crateús, mas que historicamente também compartilha dessa influência indígena e preserva em sua história marcas da resistência dos povos originários, ainda que pouco documentadas.

A narrativa do espetáculo “Margarida, Pra Você Lembrar de Mim”, revisita a trajetória de Margarida Maria Alves, líder sindical paraibana assassinada em 1983, e propõe um diálogo entre memória camponesa, ancestralidade indígena e resistência feminina, um tema que perpassa profundamente nas comunidades do sertão cearense.

A Multiartista paraibana Luz Bárbara, que atualmente vive em São Paulo, combina teatro, performance e audiovisual em uma criação que entrelaça autobiografia e história de Margarida.

Cronograma de apresentações – Espetáculo “Margarida pra você lembrar de mim

SERTÃO DE CRATEÚS

18 de outubro (sábado)
Local: Memorial dos Povos Indígenas Vicente Kariri (Aldeia Maratoan)
Endereço: Rua Monteiro Lobato, 130 – Ipase, Crateús-CE
Horário: 19h

19 de outubro (domingo)
Local: Praça Sales Campos, nº 11, Centro – Tamboril-CE
Horário: 9h

19 de outubro (domingo)
Local: Aldeia Viração – Tamboril-CE
Horário: 18h

Apoio institucional

Este projeto tem o apoio da bolsa artística “Bolsa Funarte de Teatro Myriam Muniz”.

Referências e redes
Site: www.pravocelembrardemim.com.br
Instagram: @margaridapravoce
YouTube: @margaridapravocelembrardemim
Publicação: Margarida, Pra você Lembrar de Mim – N-1 Edições, 2023, na Caixa de Dramaturgias Indígenas.

Contato
Assessoria de Imprensa: Dalila da Silva – (88) 9 8859-4572

Facebook Comments Box

Dalila da Silva

Jornalista graduada pela UFCA/CE, Produtora Audiovisual, Redatora e Revisora Textual.

Voltar ao topo