Faixa original, parceria com Lenine e Afrika Gumbe, ganha nova roupagem voltada para as pistas de dança com elementos de afro-house e house contemporâneo
Créditos: Rodrigo Ferraz
Depois de lançar a experimental “Wi-Fi Free” ao lado de Lenine e da banda Afrika Gumbe, o multi-instrumentista e produtor Marcelo Lobato apresenta neste dia 16 de maio uma nova versão da faixa, assinada pelo DJ e produtor Vini Correa. Com batidas envolventes de house e influências afro, o remix transforma a canção em uma experiência pulsante e hipnótica, pensada especialmente para as pistas de dança. Ouça agora.
Conhecido por sua versatilidade e por parcerias que atravessam gêneros e gerações, Lobato sempre demonstrou interesse em revisitar suas obras sob diferentes prismas. “Sempre gostei de trabalhar com DJs porque eles têm uma visão diferente da de um músico tradicional. Lidam com outro tipo de público e trazem outras leituras para o som. A música do Afrika Gumbe, por exemplo, por ser quase como um mantra e trabalhar camadas de timbres, se presta muito a remixes e novas versões”, comenta.
Com uma construção rítmica baseada em batidas mântricas, programações eletrônicas e percussões poli rítmicas, a versão original de “Wi-Fi Free” parte de uma base instrumental criada por Lobato e adaptada por seu irmão Marcos Lobato para o estilo de canto de Lenine. O resultado é uma fusão de guitarras, cavaco, baixo e synths que remetem à rumba zairense, ao afrobeat e ao tecnopop, como resume o próprio Marcelo: “Como diz a frase citada no encarte do segundo álbum da banda: o tecnopop não pode morrer!”
Escrita por Marcos Lobato há cerca de 10 anos, a letra de “Wi-Fi Free” continua atual e traz uma reflexão sobre as relações modernas mediadas pela tecnologia. “A canção brinca com o desespero no relacionamento, a incomunicabilidade, a sensação de liberdade e de aprisionamento que a internet pode trazer”, explica o compositor. Com versos como “você tava ali / se calou / usou o touch / wifi free” e “as palavras me confundem / coloridas, giratórias”, a música evoca imagens do cotidiano, da solidão digital e busca por conexão em meio ao caos.
No remix, Vini Correa preserva a alma da composição, mas a leva para outro espaço: o da pista de dança. Com harmonias sofisticadas do house contemporâneo e percussões afro, a nova versão reforça a vocação da faixa para múltiplas leituras. “É muito bom ver como os DJs visualizam as músicas e criam outras camadas a partir disso”, conclui Lobato.
Créditos: Tarso Pizzorno e Sérgio Alvares
Sobre Marcelo Lobato
Marcelo Lobato é músico, compositor e produtor, conhecido por sua trajetória marcante como tecladista, percussionista e vocalista d’O Rappa. Atualmente, Marcelo é fundador da banda Afrika Gumbe e se dedica ao seu projeto solo, explorando novas possibilidades sonoras e transitando entre diferentes influências com uma abordagem experimental. Seu último EP, Carregador de Piano, mostrou um olhar autoral e intimista, evidenciando sua versatilidade. Agora, com o lançamento de O Corte, Marcelo reafirma sua identidade musical e sua capacidade de transformar reflexões profundas em experiências sonoras envolventes.