Luiz Gonzaga – Légua Tirana retrata a vida de Luiz Gonzaga, um dos maiores músicos do Brasil, conhecido como o Rei do Baião. A trama percorre sua trajetória da infância à vida adulta, entre os desafios no sertão e a busca para viver da sua arte.
Em cartaz desde junho, na região do Cariri, o filme está disponível no Orient Cinemas, no Cariri Shopping, com sessões às 18h20 e 20h45. O período de exibição nos cinemas encerra-se em 27 de agosto.
Para interpretar Gonzaga, o elenco conta com os atores Kayro Oliveira, Wellington Lugo e Chambinho do Acordeon, que dão vida ao músico na infância, adolescência e fase adulta, respectivamente. Chambinho já havia interpretado o Rei do Baião no cinema, no longa Gonzaga: de Pai pra Filho (2012).
Além do trio, nomes como Luiz Carlos Vasconcelos, Cláudia Ohana, Tonico Pereira, Ivanildo Gomes e Bule-Bule Mestre completam o elenco.
Com direção de Diogo Fontes e Marcos Carvalho (Na Quadrada das Águas Perdidas), e produção da Mon Serrat Filmes em parceria com o Cinema no Interior, Luiz Gonzaga – Légua Tirana teve cenas gravadas na Chapada do Araripe região que abrange os estados de Pernambuco, Ceará e Piauí, e em Caiçara, município da Paraíba. As locações foram escolhidas para representar os lugares onde o artista viveu, ressaltando paisagens e tradições que marcaram sua trajetória.
Sinopse:
Retrato da vida e obra do icônico Luiz Gonzaga do Nascimento, conhecido como o Rei do Baião, mergulhando desde a infância e adolescência do artista, explorando suas raízes de retirante do Sertão nordestino, revelando as conexões profundas entre sua música e a rica e complexa cultura que marcou sua obra. Gonzaga é apresentado como símbolo da fusão cultural e da identidade nordestina, por ter sido capaz de unir influências históricas, religiosas e étnicas em sua música cativante.
Diego Moreira
Profissional de Marketing graduado pela UNIFAP/CE, Diretor de Arte, Redator, Dj e Produtor musical