III FotoKariri – Festival de fotografia tem foco em acessibilidade
Foto: Arquivo FotoKariri
Criado pela fotógrafa Nívia Uchôa, para promover o intercâmbio entre a fotografia e as artes visuais caririense e cearense, o III FotoKariri reunirá profissionais da fotografia e das artes visuais, videntes e não-videntes, em quatro dias de programação, que ocorrerão nos campus Pimenta e Centro de Artes da Universidade Regional do Cariri (URCA) e na Universidade Federal do Cariri (UFCA), campus Juazeiro do Norte.
“A concepção do FotoKariri aconteceu no Encontro Festivais de Fotografia do Brasil, realizado em 2018, no Centro Cultural Dragão do Mar na cidade de Fortaleza, com o objetivo de fortalecer a rede de festivais em território nacional. Atualmente, ele é realizado pela minha produtora Poesia da Luz e o coletivo Uaná Fotografia, com apoio da Secult/CE”, conta Nívia Uchôa.
Nesta terceira edição, a abordagem do FotoKariri está voltada para a questão da acessibilidade. “O objetivo é aproximar pessoas com deficiência (PCDs), sobretudo, ampliar, de forma mais plural, os espaços para narrativas de inclusão na fotografia e nas artes visuais”, afirma a criadora do Festival.
Enquanto edições anteriores do FotoKariri focaram na experimentação estética e nas relações entre imagem e linguagem, a terceira edição – intitulada “Olhares Acessíveis” – articula uma proposta política de descentralizar e democratizar espaços como os festivais de fotografia nacionais. “É um passo além na missão do Festival: provocar deslocamentos no olhar, não só no que vemos, mas de onde e por quem é visto”, pontua Nívia.
A programação do III FotoKariri é inteiramente gratuita e ocorre de 29 de maio a 1º de junho. Para saber mais, acesse o perfil no Instagram @fotokariri.