Hospital São Raimundo inicia implantação do Projeto Lean nas Emergências

Hospital São Raimundo inicia implantação do Projeto Lean nas Emergências

O projeto prevê melhorias nos processos, como redução no tempo de atendimento

O Hospital São Raimundo, administrado pela Fundação Leandro Bezerra de Menezes, deu início à primeira etapa do projeto Lean nas Emergências, uma iniciativa do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), em parceria com seis hospitais de excelência, como o Sírio-Libanês e o Hospital do Coração, ambos em São Paulo.

“Lean” significa “enxuto” e refere-se a uma filosofia de gestão voltada para a melhoria de processos, baseada em tempo e valor, desenhada para assegurar fluxos contínuos e eliminar desperdícios e atividades de baixo valor agregado. Na prática, o projeto deve impactar positivamente e diretamente os atendimentos realizados na emergência, reduzindo o tempo de espera e a superlotação, além de melhorar o fluxo para outros setores do hospital.

O projeto tem cinco etapas: planejamento, diagnóstico inicial, implementação, diagnóstico final e monitoramento, e acontece durante o triênio 2024-2026. Mais de 120 hospitais no Brasil já foram contemplados com a iniciativa.

Para Francisco Bernar de Almeida Figueiredo, Enfermeiro da Qualidade e Segurança do Paciente do Hospital São Raimundo, o início do projeto é considerado um passo importante na busca por melhorias: “Temos buscado projetos e programas que possam contribuir para a melhoria dos processos, assegurando maior eficácia, redução no tempo de atendimento, mantendo a mesma qualidade no serviço. O Lean é um projeto que trará esses benefícios para a nossa emergência, e será um caminho que percorreremos com muito entusiasmo, sabendo que quem mais se beneficiará é a comunidade atendida aqui”.

Autor

Back To Top