sábado, novembro 16Notícias do Cariri, Brasil e do Mundo
Sombra

Glêdson Bezerra quebra tabu e se torna o primeiro prefeito reeleito na história de Juazeiro do Norte

Neste domingo, 6, brasileiros de todas as regiões saíram de suas casas para cumprir um dever essencial da democracia: votar e escolher quem estará à frente do Legislativo e do Executivo municipal nos próximos quatro anos.

Em Juazeiro do Norte, o prefeito Glêdson Bezerra (Podemos) entrou para a história ao ser o primeiro a conquistar a reeleição no município, com 83.574 votos (53,23%), rompendo um tabu que atravessou gerações na cidade do Servo de Deus, Padre Cícero. No próximo mandato, ele estará à frente da administração municipal ao lado de Tarso Magno (Progressistas), ex-vereador e agora vice-prefeito.

Não há consenso sobre a origem do tabu da reeleição. Para alguns, o fato está ligado ao patriarca Padre Cícero, que também não foi reeleito consecutivamente, embora, na época, a constituição não permitisse. Outros supersticiosos acreditam que a ausência de reeleições é uma coincidência que se perpetuou ao longo da história, até ser quebrada neste dia.

Durante sua campanha eleitoral, Glêdson frequentemente repetia o jargão de que iria “quebrar o tabu da reeleição”. Em uma caminhada pelo bairro Timbaúbas, em 27 de agosto, o atual gestor, agora reeleito democraticamente, afirmou: “Se alguém dissesse que um camelô ou um simples servidor público seria prefeito, as pessoas não acreditariam. Pois bem, nós chegamos. E, do jeito que quebramos o tabu da corrupção, vamos quebrar o tabu da reeleição”. Na manhã deste domingo, ele reiterou essa mensagem à imprensa.

Glêdson recebeu a notícia da vitória no seu comitê de apoio, no bairro Leandro Bezerra. Nos braços de apoiadores, o prefeito comemorou a reeleição histórica.

Autor