Evento acontece neste sábado (10), na Casa Garapa
A Casa Garapa realiza a 4ª Edição do projeto Garapando – O Cariri no próximo sábado (10), o espaço se torna palco de um importante resgate histórico-cultural com a exibição do documentário “Caminhos do Caldeirão – A Diáspora”, dirigido por Sandro Leonel. A sessão inicia às 18h e, em seguida, acontece uma roda de conversa com o diretor e os pesquisadores Marcos Leonel e Wilton Dedê, promovendo um debate aberto sobre o audiovisual como ferramenta de preservação da identidade caririense. A finalização da noite será com a discotecagem conduzida pelo DJ LubiLubi (Marcos Leonel), celebrando a força da música regional e brasileira.
O evento busca conectar o público universitário, pesquisadores, comunicadores e a comunidade por meio da rememoração do massacre do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, indo além da sua destruição e focando na sobrevivência de seus ideais. Desde 1994, o professor e pesquisador Sandro Leonel se dedica ao estudo desse tema, buscando compreender e dar voz àqueles que foram silenciados. A obra intenciona permitir que os descendentes dos remanescentes do Caldeirão possam ser escutados, pois “o passado não pode ser esquecido”, defende o diretor.
De acordo com Sandro, a história reflete sobre o convívio com o território e a natureza: “nunca tivemos tantas pessoas falando sobre essa história, que é a história de um massacre de uma comunidade camponesa que vivia de forma igualitária nos sertões do Nordeste”. E acrescenta que o filme busca legitimar a relação comunitária “que apresenta alternativa de vivência e de convivência com o semiárido”, conclui o pesquisador.
O documentário foi contemplado pelo Edital de Audiovisual da Prefeitura Municipal do Crato, com recursos da Lei Paulo Gustavo, garantindo exibições públicas seguidas de rodas de conversa.
O que é o Garapando?
“Garapando” é um projeto que propõe garapar o Cariri, aproveitando as potências da região por meio de programações artísticas que celebram as tradições do território. Idealizado e produzido por Biruta da Terra, responsável pela Casa Garapa, o evento chega à sua 4ª edição. Em 2025, o espaço promoveu o “Garapando – O Arraiá”, celebrando as tradições juninas; o “Garapando – A Feira”, com foco na economia criativa; e o “Garapando – O Cariri”, com o lançamento em vinil do álbum Abidoral Jamacaru.
Serviço – “Garapando – O Cariri”
Data: 10 de Janeiro de 2026 (Sábado)
Local: Casa Garapa (Rua Sávio Esmeraldo Pinheiro, 700 – Belmonte, Crato)
Programação
18h – Exibição: Documentário “Caminhos do Caldeirão – A Diáspora”, do Professor e Diretor Sandro Leonel.
19h – Roda de Conversa: Debate aberto sobre o audiovisual como ferramenta de preservação da identidade caririense.
20h – Programação Musical: Encerramento com discotecagem temática do DJ LubiLubi.
Dalila da Silva
Jornalista graduada pela UFCA/CE, Produtora Audiovisual, Redatora e Revisora Textual.
