Festival Festejos da Liberdade celebra diversidade cultural em Pacatuba

Festival Festejos da Liberdade celebra diversidade cultural em Pacatuba

Entre os dias 27 de janeiro e 8 de fevereiro, o Sobrado da Abolição, em Pacatuba (CE), recebe a sexta edição do Festival Festejos da Liberdade. Com uma programação variada que inclui exposições, rodas de conversa e apresentações artísticas, o evento busca valorizar a diversidade cultural e a ancestralidade dos povos originários e afrodiaspóricos. Toda a programação é gratuita, com necessidade de inscrição prévia para oficinas e rodas de conversa.

Realizado desde 2018, o festival acontece em torno do dia 2 de fevereiro, data que marca a abolição da escravatura no município. “A proposta desta edição é um festival multicultural, destacando que a diversidade cultural é um legado ancestral dos povos escravizados. A escravidão surgiu da imposição de uma cultura uniforme, desrespeitando modos de existência, crenças e formas de organização social”, explica Juliana Ferreira, gestora cultural do Sobrado da Abolição.

O evento é promovido pelo Instituto Eduardo Campos (IEC), com apoio da Enel por meio da Lei de Incentivo Estadual e produção do Coletivo Rama. Este ano, o festival contará com a participação de artistas de cinco municípios da Grande Fortaleza (Pacatuba, Guaiúba, Itaitinga, Maracanaú e Maranguape), além de Palmácia e Fortaleza.

Programação cultural e artística

Um dos destaques do festival é a exibição do curta-metragem Povos de Santo, em homenagem ao professor, produtor cultural e ativista pacatubense Gilvan Gomes. Outra atração importante é a roda de conversa Sobre Tambor e Capoeira, Enquanto se Cozinha um Vatapá, com a yalorixá Jamille de Oxum, no dia 1º de fevereiro, discutindo a intolerância religiosa e o impacto na capoeira, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.

No dia 2 de fevereiro, crianças participantes dos cursos do Sobrado da Abolição vivenciarão um intercâmbio cultural com os Pitaguarys na Aldeia Monguba, reforçando o aprendizado sobre ancestralidade.

Entre os dias 1 e 8 de fevereiro, alunos do Curso Básico em Música apresentarão recitais que incluem rock, música clássica, temas românticos e até trilhas de animes. Já nos dias 7 e 8, 21 crianças apresentarão o espetáculo De Brincadeira, fruto do módulo de composição do Curso Básico em Dança.

Outro destaque é o espetáculo Bzzz…, no dia 29 de janeiro, promovendo acessibilidade e inclusão com interfaces de dança, música e artes visuais, em um espaço interativo voltado para crianças autistas, idealizado pelo coletivo DIA (Danças, Infâncias e Autismos).

Empreendedorismo e fortalecimento cultural

O festival também aposta no fortalecimento da cena cultural regional com oficinas gratuitas de Iniciação à Dança Acrobática, Improviso Musical, Fotografia com Celular e Teatro, conduzidas por profissionais renomados. As inscrições estão abertas até o dia 25 de janeiro pelo Instagram do Sobrado da Abolição.

Para promover debates sobre a formalização do setor cultural, o festival realizará a roda de conversa Estratégias para Manter a Cultura Viva: CNPJ e Formalização Jurídica no Setor Cultural, com Lindemberg Freitas, no dia 8 de fevereiro. A atividade reunirá produtores e gestores culturais para refletir sobre desenvolvimento econômico e sustentabilidade no setor.

Serviço

Festival Festejos da Liberdade
Data: 27/01 a 08/02
Local: Sobrado da Abolição – Rua Maj. Crisanto de Almeida, 1926, Centro, Pacatuba (CE)
Inscrições e programação completa: @sobradopacatuba
Gratuito

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top