EJA da Escola Alaíde Silva Santos recebe espetáculo sobre memória, resistência e agricultura familiar

Fotos: Luiz na Nuvem

A Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Alaíde Silva Santos, localizada no bairro Salgadinho, em Juazeiro do Norte, receberá nesta terça-feira, 14 de outubro, às 19h, o espetáculo “Margarida Pra Você Lembrar de Mim”.

A escolha da instituição para sediar a apresentação foi motivada pela existência da turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), composta em sua maioria por pessoas idosas, negras e com trajetória ligada ao trabalho rural.

Grande parte dos alunos da EJA é moradora da Colina do Horto, área de Juazeiro do Norte que guarda um histórico de presença, memória ou identidade de povoamento indígena, em parte de sua população, além de um contexto histórico que aponta para ocupações indígenas pré-coloniais na região. O local também mantém vivas práticas e saberes tradicionais do campo entre os mais velhos.

O espetáculo também será apresentado no Sítio Leite, no próximo dia 17 de outubro, comunidade reconhecida por sua forte ancestralidade indígena e negra.

A encenação narra a trajetória de Margarida Maria Alves, líder sindical assassinada em 1983 por defender os direitos dos trabalhadores rurais, e evoca a memória do Cariri paraibano e a ancestralidade do povo Kariri.

A apresentação na Escola Alaíde Silva Santos foi pensada como uma forma de levar a mensagem de Margarida ao público escolar, fortalecendo a reflexão sobre memória, resistência e direitos humanos.

A apresentação conta com a parceria do Complexo Ambiental Caminhos do Horto, equipamento da Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar.

Apoio institucional
Este projeto tem o apoio da bolsa artística “Bolsa Funarte de Teatro Myriam Muniz”.

Referências e redes
Site: www.pravocelembrardemim.com.br
Instagram: @margaridapravoce
YouTube: @margaridapravocelembrardemim
Publicação: Margarida, Pra você Lembrar de Mim – N-1 Edições, 2023, na Caixa de Dramaturgias Indígenas.

Contato
Assessoria de Imprensa: Dalila da Silva – (88) 9 8859-4572

Facebook Comments Box

Dalila da Silva

Jornalista graduada pela UFCA/CE, Produtora Audiovisual, Redatora e Revisora Textual.

Voltar ao topo