selective focus photography of woman holding dslr camera

Cora lança o Prêmio Cora de Arte 2025 e transforma campanha em palco para o empreendedorismo criativo

A Cora, banco digital dedicado a pequenas e médias empresas, lança a primeira edição do Prêmio Cora de Arte 2025, iniciativa que celebra e dá visibilidade a quem empreende nos segmentos de fotografia no país. Sob o tema “O empreendedorismo brasileiro: retratos de um Brasil que não para”, o prêmio é um desdobramento da campanha institucional da empresa e tem como objetivo valorizar a resiliência, a criatividade e o impacto transformador de quem cria e faz acontecer.

O prêmio é direcionado a fotógrafos profissionais de todo o Brasil. As inscrições são gratuitas e ocorrem entre os dias 3 e 30 de setembro de 2025, exclusivamente pelo site oficial. Para participar, os interessados devem apresentar obra autoral em fotografia que retrate o empreendedorismo real, acompanhada de um breve relato sobre sua trajetória empreendedora.  As obras submetidas na ficha de inscrição deverão possuir arquivo digital disponível em alta resolução para impressão (até 15MB).

Exposição e premiação

Após análise, 26 obras serão selecionadas por um júri técnico e serão impressas em padrão fine art para compor a exposição, que será realizada entre os dias 21 e 25 de outubro de 2025, na Galeria 18, na Vila Madalena, em São Paulo, espaço cultural que dialoga diretamente com a estética da campanha.  A mostra terá formato híbrido – com exibição presencial e também em galeria digital – e contará ainda com uma programação de rodas de conversa com artistas e mentorias sobre gestão de negócios criativos, finanças para Pessoa Jurídica e marketing cultural.

O Prêmio Cora de Arte será interativo. O público terá participação especial, pois poderá participar da escolha final por meio de votação online. Dentre as 26 obras expostas, as três imagens mais votadas receberão premiação em dinheiro no valor de R$ 5 mil cada.

“Queríamos capturar o espírito do empreendedor brasileiro no roteiro e mostrar que a Cora tem total empatia com essa jornada. Fomos criados por empreendedores e, desde o começo, trabalhamos exclusivamente para o público PJ”, afirma Javier Parejo, CMO da Cora. “Ao levar o conceito de ‘Retratos de um Brasil que não para’ para o universo das artes, o prêmio reforça nosso propósito: dar palco, voz e meios para que o trabalho criativo floresça e se sustente. A exposição não é apenas uma celebração; é uma alavanca para que mais histórias reais encontrem público, mercado e continuidade,” reforça Parejo.

“Nós da Galeria 18 estamos muito felizes com a iniciativa da Cora. Todo artista é, no fundo, uma empresa dele mesmo, e naturalmente um empreendedor. Arte e empreendedorismo sempre estiveram ligados, mas eles estão sendo pioneiros em enxergar isso. O Prêmio Cora de Arte, esse ano focado em fotografia, é uma oportunidade única para muitos artistas, principalmente pelo fato de terem a possibilidade de participar de uma exposição em um lugar conceituado e de concorrerem a um prêmio em dinheiro para alavancar suas carreiras. Fotografia é muito incipiente no Brasil, e o custo de produção é muito alto. Temos grandes, mas poucos, fotógrafos e a Cora entendeu que isso pode ser um divisor de águas para muitos deles”, declara Pedro Paulo Afonso, galerista e diretor da Galeria 18.


Serviço
Prêmio Cora de Arte 2025 
O empreendedorismo brasileiro: retratos de um Brasil que não para
Inscrições: gratuitas, de 3 a 30 de setembro de 2025, pelo site https://comunidade.cora.com.br/lp/premio-cora-de-arte/
Quem pode participar: fotógrafos profissionais de todo o Brasil.
Premiação: 26 obras selecionadas para a mostra; três finalistas premiados por voto popular com R$ 5 mil cada.
Regulamento Completo: https://comunidade.cora.com.br/lp/premio-cora-de-arte/
Exposição: de 21 a 25 de outubro de 2025, na Galeria 18 – Rua Simpatia, 23, Vila Madalena, São Paulo/SP + galeria digital no site oficial
Realização: Banco Digital Cora

Facebook Comments Box
Voltar ao topo