sexta-feira, setembro 20Notícias do Cariri, Brasil e do Mundo
Sombra

Conheça o ponto de cultura Centro Esportivo e Cultural Escurinha da Filhos de Zambi Capoeira Crato-CE

Foto: Centro Esportivo e Cultural Escurinha da Filhos de Zambi Capoeira Crato-CE

Localizado na rua Jonas de Andrade, número 98, no bairro Vila Lobo, em Crato, o projeto oferece aulas de capoeira nas terças às 19 horas, nas quintas às 21 horas e aos sábados às 15:30. Os encontros são destinados a crianças, adolescente e adultos, perpetuando a Cultura Afro por meio da ancestralidade, formando cidadãos e desenvolvendo a psicomotricidade.

Fundado em 2003 pelo professor Tiago Silva (Prof. Novato), professor de Educação Física e uma das lideranças de Capoeira do Cariri, o projeto nasceu logo após o profissional ter se aperfeiçoado por cinco anos nas danças de cultura Afro. Com os objetivos de promover inclusão e intercâmbio esportivo e cultural, o Centro Esportivo e Cultural Escurinha da Filhos de Zambi Capoeira Crato-CE é também um agente perpetuador da cultura afro-brasileira, despertando a formação cidadã e fomentando atividades educativas e de lazer, além de colaborar com a diminuição da evasão escolar, incentivando crianças e adolescentes a ocuparem de forma efetiva as escolas.

Dentre algumas ações e atividades já realizadas pelo projeto, alguns eventos de intercâmbio, o Matuvespertinotu de Capoeira e Cultura, Aulão de Férias, Expoafrocapoeira, aulas de pinturas corporais de origem Afro-Índigena, FIEC (Festival de Intercâmbio entre Esporte
E Cultura do Cariri) e Roda no Sítio se destacam. O Centro Esportivo e Cultural Escurinha da Filhos de Zambi Capoeira Crato-CE é um dos 37 pontos de cultura da cidade de Crato, e atualmente compõe o projeto “Agitprop – Cultura Viva Crato”, aprovado em edital da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará pelo Coletivo Camaradas, que este ano realiza diversas ações para aproximar e estabelecer um vínculo efetivo entre estes pontos.

Para mais informações, contatar pelo telefone (88)992908853, enviar e-mail para [email protected] ou utilizar o Facebook através da página www.facebook.com/projetocarmelitaFilhosdezambicapoeira.

Autor