A região do Cariri é reconhecida internacionalmente pela força e diversidade de suas manifestações populares. Celebrando esse território tão rico, o Ciclo de Reis, este ano, terá como tema “O Reinado da Tradição”. A escolha reforça a essência cultural do Cariri, valorizando as suas tradições culturais. O ciclo contará com o tradicional cortejo, oficinas, mesas temáticas, apresentações e queima de palhas. A programação do evento será divulgada em breve.
Realizado pela Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Cultural (Secult), o evento tem como objetivo preservar, valorizar e difundir as expressões culturais que formam a identidade da região.
No Cariri, tradições como reisados, lapinhas, grupos de guerreiros, bandas cabaçais e bacamarteiros são mais do que apresentações artísticas, representam práticas de devoção, resistência e pertencimento. Os bacamarteiros, inclusive, ganham cada vez mais reconhecimento nacional, sendo tema de um projeto de lei no Senado que propõe oficializá-los como manifestação da cultura brasileira.
Para o secretário de Cultura, Renato Wilamis, “o Ciclo de Reis é uma das expressões mais fortes da nossa identidade. Quando celebramos o “Reinado da Tradição”, estamos reconhecendo o valor dos mestres, dos brincantes e de todas as comunidades que mantêm viva a cultura popular do Cariri”. Ainda segundo ele, é um compromisso da Secult garantir que essas manifestações continuem sendo preservadas, respeitadas e vistas como patrimônio vivo do nosso povo.
Dalila da Silva
Jornalista graduada pela UFCA/CE, Produtora Audiovisual, Redatora e Revisora Textual.




