Milhem Cortaz no espetáculo Diário de um Louco / Foto: Priscila da Veiga Prade
Adaptação contemporânea do clássico de Nikolai Gogol, peça leva o público a uma viagem entre a realidade e o delírio da mente humana
A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 14 a 18, e de 22 a 25 de maio, o monólogo Diário de um Louco, encenado por Milhem Cortaz. Com direção de Bruce Gomlevsky, a montagem revisita o conto atemporal do escritor russo Nikolai Gogol (1809-1952), transformando-o em um mergulho na mente de um homem à deriva entre a realidade e o delírio. O espetáculo chega na CAIXA Cultural com gratuidade para clientes do banco na apresentação de quarta-feira (14). Os ingressos para todas as sessões podem ser adquiridos na bilheteria da CAIXA Cultural a partir de 09 de maio.
A peça acompanha a trajetória de Akcenti Ivanovitch, um funcionário público cuja vida monótona se desfaz em fragmentos de alucinação. Através de seu diário, o espectador testemunha a deterioração mental do personagem, impulsionada por humilhações sociais e frustrações íntimas. Cortaz, conhecido por papéis intensos no cinema entrega uma atuação física e vocalmente exigente, construindo uma atmosfera de um retrato social que leva o espectador a questionar a sanidade de um mundo desigual.
O espetáculo marca o primeiro monólogo Milhem Cortaz, e tem direção de Bruce Gomlevsk, que dirigiu mais de 30 espetáculos, entre eles Uma Ilíada, Renato Russo – O Musical, O Homem Travesseiro, A Revolução dos Bichos e Um Tartufo. Em o Diário de um louco, o diretor opta por uma encenação minimalista que coloca o ator em diálogo direto com o público. A iluminação expressionista de Elisa Tandeta e a trilha sonora inquietante de Marcelo Neves amplificam a jornada psicológica do protagonista, enquanto o cenário e os figurinos reforçam a ambiguidade entre o real e o fantástico.
Sobre o ator
Milhem Cortaz iniciou sua trajetória artística no teatro aos 11 anos. Estudou na Itália, onde teve contato com a Commedia Dell’Arte, e ao retornar ao Brasil integrou o grupo de Antunes Filho. No cinema, tornou-se um nome de peso com papéis em filmes como Carandiru, Tropa de Elite, O Lobo Atrás da Porta e Bicho de Sete Cabeças. Na televisão, destacou-se em produções como Amor de Mãe, Ilha de Ferro e, mais recentemente, Os Outros, da Globoplay. No teatro, participou de mais de 15 peças e agora encara o desafio de seu primeiro solo, demonstrando maturidade artística e potência cênica.
45 anos da CAIXA Cultural:
O projeto Diário de um louco integra a programação comemorativa dos 45 anos da CAIXA Cultural, desde a abertura da primeira unidade em Brasília, e os 13 anos da CAIXA Cultural Fortaleza. A programação de 2025 convida todos os públicos a “culturar”, isto é, a viver a cultura como ação e movimento nos espaços culturais da CAIXA, que também contam com unidades no Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Salvador e Recife. Hoje, a CAIXA Cultural é uma das maiores redes de espaços culturais públicos do país. Além disso, em 2025, a CAIXA irá inaugurar seu primeiro espaço na região Norte, em Belém (PA).
Serviço:
[Teatro] Diário de um louco
Local: CAIXA Cultural Fortaleza – Avenida Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema
Datas: 14 a 18 e de 22 a 25 de maio.
Horários: quarta, quinta, sexta e sábado, às 19h, com sessão extra aos sábados, às 17h | Domingo às 18h.
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia entrada para clientes CAIXA e casos previstos em lei) | venda na bilheteria da CAIXA Cultural a partir de 09 de maio.
Funcionamento da bilheteria: de terça a sábado, das 10h às 20h, domingo e feriados, das 10h às 19h.
Classificação indicativa: A partir de 14 anos
Sessão com intérpretes de Libras: sábado, 24 de maio, às 17h
Informações: (85) 3453-2770 | Site da CAIXA Cultural | Instagram: caixaculturalfortaleza
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
Acesso para pessoas com deficiência