Ambiental Crato vai coletar e tratar esgoto gerado na Expocrato 2025

Ambiental Crato coletou e tratou quase 900 mil litros de esgoto durante a ExpoCrato

Este foi o terceiro ano consecutivo em que a concessionária realizou o serviço de esgotamento sanitário durante o evento

A Ambiental Crato coletou e tratou, pelo terceiro ano consecutivo, todo o volume de esgoto gerado na área da Exposição Agropecuária do Crato (ExpoCrato). Ao longo dos dez dias de evento, foram coletados e tratados 882 mil litros de esgoto. A empresa também interagiu com os visitantes da maior feira do setor no Norte e Nordeste, por meio de ações educativas que explicavam o ciclo do saneamento e o impacto do serviço na vida da população cratense.

Tadeu Bezerra, gerente da Ambiental Crato, explica que a concessionária dedicou atenção especial à área conhecida como Inferninho. “Reativamos a rede aérea, implantada nas edições anteriores da Expocrato, e, com isso, fizemos a conexão de 47 barracas do Inferninho na rede de esgoto, garantindo que aquele território não enfrentasse problemas como o mau cheiro. Além disso, mantivemos acompanhamento diário de todo o espaço em que a feira agropecuária ocorre, assegurando a coleta e tratamento do efluente gerado”, detalhou o gestor.

A Ambiental Crato também atuou na coleta do óleo de cozinha gerado pelos empreendimentos alimentícios que funcionaram no espaço do Parque, no período da exposição. A empresa cadastrou 41 permissionários e recolheu 290 litros de óleo de cozinha durante a edição 2025 do festejo. Todo o volume será direcionado para o programa “De olho no Óleo”, que prevê a destinação ambientalmente correta e sustentável desse resíduo.

Educação Ambiental

Mais de 4 mil pessoas aprenderam de forma lúdica e se divertiram no estande da Ambiental Crato na ExpoCrato. Por meio de ações educativas, o espaço evidenciou a importância do serviço de esgotamento sanitário, além de explicar como deve ser o uso correto do sistema. “Aprendi muito! Não sabia que tinha tantas coisas que não podia jogar no esgoto. Agora vou ficar de olho em casa”, contou João Pedro, de 10 anos, que visitou o espaço em um dos dias de evento.

Já a comerciante Maria Pereira, que também participou do circuito educativo, reforçou a importância de ver a transformação do esgotamento de maneira tão nítida. “Essas atividades são um achado, pois são coisas simples, mas que mostram claramente porque estar usufruindo da rede de esgoto é tão importante, é mais vida, saúde e bem-estar para gente”, contou.

Todos que passaram pelo espaço puderam interagir com o corredor do saneamento, equipamento que demonstra as transformações positivas trazidas pelo esgotamento sanitário. Organizado em estágios, ele trazia, em um primeiro momento, ruas sem o serviço de coleta de esgoto, destacando o acúmulo de efluentes nas calçadas e a maior propensão ao surgimento de mosquitos, por exemplo. No instante seguinte, após as obras de implantação da rede, era possível perceber as mudanças concretizadas pelo serviço.

Já no circuito educativo, os participantes tinham que solucionar o problema de uma residência com esgoto a céu aberto montando um quebra-cabeça de uma casa conectada à rede de esgotamento sanitário. Na fase seguinte, através de uma “máquina de garra”, os brincantes retiravam bolas que simbolizavam os resíduos inadequadamente descartados na rede de esgoto, como garrafas pet e sacolas plásticas. Na etapa final, o participante compreendia como o efluente é tratado.

Sobre a Ambiental Crato

A Ambiental Crato é responsável pela coleta e tratamento de esgoto do município, além de serviços comerciais. Por meio do trabalho da empresa, o serviço de esgotamento sanitário será universalizado, garantindo que, até 2033, 90% da população da sede e dos distritos de Dom Quintino e Ponta da Serra tenham o esgoto devidamente coletado e tratado. Serão investidos mais de R$ 250 milhões em obras para promover o avanço do esgotamento municipal.

A concessionária trata, mensalmente, mais de 80 milhões de litros de esgoto que saem de pias, ralos e vasos sanitários das casas dos cidadãos cratenses. Após a chegada dos efluentes às estações operadas pela Ambiental Crato, eles passam pelo processo de tratamento e desinfecção e retornam ao meio ambiente sem poluir a natureza, contribuindo com a boa qualidade da água nos corpos hídricos. Hoje, o Crato tem 25% de cobertura de esgoto.

Facebook Comments Box
Voltar ao topo