Abidoral Jamacaru, cantor, compositor e um dos mais reconhecidos representantes da música popular caririense, lança seu LP neste sábado, 1/11, das 10h às 13h, na loja de vinis Freelancer Discos (Rua João Moreira, 485), no Centro, ao lado da Estação das Artes. O álbum físico é uma edição especial em vinil do disco mais recente do artista, autointitulado, “Abidoral Jamacaru”.
O público é convidado para este encontro especial e informal com o mestre do Cariri, em uma oportunidade para trocar ideias e levar para casa o disco autografado. O momento será composto por um bate-papo espontâneo com cada participante, sem show musical. O vinil do disco “Abidoral Jamacaru” foi idealizado e realizado pela Kariri Records, por iniciativa do produtor cultural e pesquisador musical Jacques Victor e de Maxwell Leite.
O disco foi lançado originalmente em CD, quando das comemorações pelos 70 anos de Abidoral, hoje com 76 anos. O LP teve lançamento no Cariri e será apresentado pela primeira vez em Fortaleza, neste sábado.
Há dois anos Abidoral realizou sua apresentação mais recente em Fortaleza, no Theatro José de Alencar, ao lado de Edmar Gonçalves, Dalwton Moura e Rebeca Câmara, no projeto Temporada Autoral, idealizado e produzido por Dalwton. O show foi filmado para registro, pela Comunik Fimes, de Helton Vilar e equipe, e em breve ganhará edição da Cariry Fimes, de Rosemberg Cariry, equipe e família. A apresentação teve participação especial de outro grande companheiro de trajetória de Abidoral, o cantor e compositor Eugênio Leandro.
Mais sobre Abidoral Jamacaru
“Bida”, como é carinhosamente chamado pelos fãs, passeia por estilos diversos, que vão do blues ao coco e do rock ao forró. Em geral suas canções abordam elementos que descrevem situações políticas, sociais, humanas e referentes à cultura popular tradicional, mas que, paralelamente, também lançam olhares para realidades diversas, nas quais novos campos de significação coabitam, traçando em um mesmo contexto, um paralelismo entre o antigo e o contemporâneo. Sua principal fonte de inspiração do artista é a Chapada do Araripe, destacada em vários momentos de sua obra.
Abidoral estreou nos palcos nos anos 70, no auge dos Festivais da Canção Regional, ganhando por três vezes o prêmio do concurso. O artista fez parte de outros festivais nacionais e teve participação no conjunto de movimentos artístico-culturais, em especial do Movimento de Contracultura, que eclodia em todo o país, no qual alguns jovens buscaram uma nova lógica artística baseada em rupturas e descontinuidades, assentadas no esforço de mover as fronteiras e aproximar o regional do universal, a música erudita e popular, hibridizando distintos elementos, sempre em busca da construção de uma ou algumas identidades musicais brasileiras. Característica que continua fazendo parte das músicas de Abidoral.
Ao longo de sua carreira, seu trabalho foi reconhecido por grandes nomes da música brasileira como Chico César, Lenine, Zeca Baleiro, Cássia Eller e Nelson Motta.

Abidoral possui em sua discografia quatro álbuns antológicos gravados e que se tornaram símbolos da cultura regional: “Avallon” (1986), “O Peixe” (1998), “Bárbara” (2008) e “Abidoral Jamacaru” (2018), além de um disco coletivo em homenagem a ele, produzido por Eugênio Leandro: “Dádiva – Amigos e Canções de Abidoral Jamacaru”.
Abidoral Jamacaru circulou pelo País na década de 70 (Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará, Piauí, Distrito Federal), na década de 80 (Bahia, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais) e todos os shows que se sucederam foram realizados no Ceará e na Paraíba. Suas canções já foram objeto de estudo de trabalhos acadêmicos, em especial, da URCA e da UFCA).
Aos 76 anos, Abidoral Jamacaru continua morando no Crato, compondo e vivendo de forma introvertida, recebendo diariamente em sua residência amigos, fãs e entusiastas de sua música. Entre os parceiros de composição estão Cleivan Paiva, Rosemberg Cariry, Geraldo Urano, Lifanco Kariri, Luiz Carlos Salatiel, Alano Freitas, J. Flávio Vieira e seu irmão Pachelly Jamacaru.
Serviço:
Encontro com Abidoral Jamacaru, em Fortaleza. 
Lançamento do LP “Abidoral Jamacaru”. 
Neste sábado, 1/11, das 10h às 13h, na loja Freelancer Discos,
Rua João Moreira, 485, Centro. 
Conversa informal e sessão de autógrafos com Abidoral, sem apresentação musical. 
Entrada franca. 
O LP custa R$ 160,00. 
Produção: Kariri Records.




 
			